Cineprojeto 365

12 junho, 2007

Fantasmas de Marte (John Carpenter’s Ghosts of Mars)

Filed under: Galeria do Terror — cineprojeto365 @ 8:50 pm

(originalmente publicado no extinto site Erotikill)
ghostsposter.jpg

Direção: John Carpenter
Elenco: Natasha Henstridge, Ice Cube, Jason Statham, Clea DuVall, Pam Grier, Joanna Cassidy, Richard Cetrone, Rosemary Forsyth, Liam Waite, Peter Jason e Robert Carradine
Ano: 2001
País: EUA
Duração: 95 min

Sabe daqueles dias em que você está cansado de filmes sérios e tem vontade de conferir uma bobagem legal? Num deles, fiquei com o DVD nas mãos, olhei a capinha, ela olhou para mim, acabei não resistindo e levando para casa. Quando a abertura começou com a sempre eficiente trilha do próprio diretor, pensei: Tomara que seja um baita filmeco classe “B” de grande orçamento. Percebi ter acertado na escolha em menos de 10 minutos de filme. Não sei por que fiquei tanto tempo sem assistir a essa obra de John Carpenter mesmo sendo fã do sujeito, “Fantasmas de Marte” é ótima pedida para quem busca uma boa e violenta diversão.

Tudo acontece no ano de 2026, quando os humanos colonizaram o planeta Marte. A oficial Melanie Ballard (Natasha Henstridge) é encontrada sozinha, dormindo e algemada num trem vazio guiado por piloto automático. Intimada a um interrogatório, Ballard narra os eventos acontecidos durante a fatídica missão na qual fora enviada. Comandado por Helena Braddock (Pam Grier, a eterna musa do blacksploitation), o seu grupo também composto por Jericho Butler (Jason Statham), Bashira Kincaid (Clea DuVall) e Michael Descanso (Liam Waite) teve a tarefa de transferir James “Desolation” Williams (Ice Cube) para uma prisão de segurança máxima. Porém, chegando na cidade, acabaram estranhando a ausência de movimento do local. Entrando nos estabelecimentos, os policiais observam o fruto de um verdadeiro massacre. Os únicos sobreviventes são os prisioneiros na delegacia, entre eles, uma prostituta, Williams e Dra. Arlene Whitlock (Joanna Cassidy), uma cientista. Após algum tempo, todos percebem a existência de uma estranha forma de vida na colônia, possuindo seres humanos e os transformando em violentos guerreiros marcianos prontos para exterminar qualquer outra pessoa da mesma espécie.

O filme pode ser visto como uma variação futurista do clássico “Assalto à 13ª DP”, com personagens superando suas diferenças e unindo forças para sobreviver. Neste caso, todos são tipinhos já conhecidos: Ballard é a típica mulher-macho, Butler se acha o gostosão e Williams é aquele criminoso que ninguém sabe ser digno ou não de confiança, já que está participando do combate contra a ameaça exterior.

Lembrando as saudosas gemas dos anos 80, a produção não se leva a sério em momento algum. O espectador afeito com o estilo fica grudado na tela por conferir atuações adequadas do notável elenco de caras conhecidas (tem até Robert Carradine, de “A Vingança dos Nerds”, em pequena participação e Rex Linn, numa daquelas aparições “piscou, perdeu”), um roteiro repleto de diálogos divertidos assumindo sua aura “B” e a excelente mão de Carpenter para cenas de ação e terror. O visual dos vilões é outro achado. Eles parecem ter saído diretamente de um show do Marilyn Manson, cuja semelhança com o seu líder não deve ser mera coincidência, para os sets de filmagem. Prepare-se também para conferir ótimos efeitos especiais, onde destaco os “frisbees” assassinos lançados pelos marcianos a fim de mutilar os protagonistas.

“Fantasmas de Marte” só não pode ser chamado de descerebrado, pois Carpenter inseriu no roteiro, com maestria e sem prejudicar no entretenimento, sua opinião a respeito do mundo atual. Tudo pode ser busca de pêlo em casca de ovo por parte deste que vos escreve, mas mesmo assim, creio que ele critique qualquer forma de invasão (seja militar, ideológica ou cultural) do imperialismo norte-americano aos países pobres e subdesenvolvidos. O realizador acredita na chegada de um dia no qual seus habitantes não irão mais agüentar, reagindo de maneira brutal contra a insistência deste sistema. Salve, João Carpinteiro. O profeta que nós, fãs do cinema fantástico, fazemos questão de ser seguidores!!

Osvaldo Neto

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: